A
programação do Simpósio consistia em três atividades, a saber: um minicurso
sobre práticas de escrita, ministrado pela profa. Dra. Claudiana Narzetti
(SEMED), uma mesa-redonda que discutiu a formação dos professores, composta por
docentes do próprio curso de Letras (UEA), prof. Dr. Allison Leão, profa. Dra.
Juciane Cavalheiro e profa. MSc Jeiviane Justiniano, e a atividade de
encerramento foi um minicurso ministrado pela professora Dra. Luzmara Curcino
(UFSCar), que abordou as práticas de leitura.
Profa. Dra. Claudiana Narzetti durante seu minicurso |
Na noite do dia 18, ocorreu a mesa-redonda cuja proposta era o
debate acerca da formação dos professores. Os palestrantes apresentaram relatos
de experiência. O professor Dr. Allison Leão destacou a importância da formação
contínua e ressaltou a contribuição do PARFOR, programa em que o professor da
rede pública, que não possua formação no nível superior ou deseja ter outra,
pode graduar-se em uma licenciatura. A professora Juciane Cavalheiro, por sua vez, compartilhou os resultados de atividades como o diário de leitura, realizada na
disciplina Teoria e Prática da Leitura, e ainda apresentou o “Samba Lê Ler”,
projeto de extensão que ocorre em parceira com a escola de samba “Morro da
Liberdade”. Por fim, a professora MSc. Jeiviane Justiniano apresentou aos
participantes a primeira fase do “Novos Talentos”, projeto também de extensão
em que os graduandos atuaram como professores aplicando oficinas de leitura e escrita sobre fábula a alunos de uma escola da rede pública.
Da esquerda para a direita: profa. MSc Jeiviane Justiniano, prof. Dr. Allison Leão e profa. Dra. Juciane Cavalheiro. |
A palestrante discorreu a
respeito dos discursos midiáticos no ambiente escolar. Confira no vídeo abaixo:
As marcas deixadas pelo Simpósio:
Alguns
participantes compartilharam suas percepções sobre o evento com o nosso blog.
Confira:
A pibidiana, Jéssyca Bruna dos Santos, aluna do 3º período de Letras, destacou a importância de participar de um evento como esse: "Adorei o Simpósio. Cumpriu o que foi proposto. Em minha opinião, ele acrescentou muito a não só a minha formação como a de todos que estavam lá. Me fez refletir muito sobre a escolha que farei dos textos para utilizar em sala de aula, apesar de não concordar muito com alguns pontos do segundo minicurso, como o evidente preconceito com alguns livros. É claro que existem diferenças em relação à contribuição de um livro e outro, porém acho que todo o livro tem algo que possa ser aproveitado de algum modo. No geral, ótimo evento".
Nenhum comentário:
Postar um comentário