terça-feira, 30 de abril de 2013

Simpósio de Língua Portuguesa: práticas de leitura e escrita

Nos dias 18 e 19 de abril, a Escola Normal Superior (UEA) sediou o “Simpósio de Língua Portuguesa: práticas de leitura e escrita”, promovido por professoras do curso de licenciatura em Letras Língua Portuguesa e financiado pelo edital N. 123/2012 PROEXT - GR/UEA.



A programação do Simpósio consistia em três atividades, a saber: um minicurso sobre práticas de escrita, ministrado pela profa. Dra. Claudiana Narzetti (SEMED), uma mesa-redonda que discutiu a formação dos professores, composta por docentes do próprio curso de Letras (UEA), prof. Dr. Allison Leão, profa. Dra. Juciane Cavalheiro e profa. MSc Jeiviane Justiniano, e a atividade de encerramento foi um minicurso ministrado pela professora Dra. Luzmara Curcino (UFSCar), que abordou as práticas de leitura. 

Mesa de abertura: (da esquerda à direita) profa. Joelma M. de Carvalho (representante da PROEX-UEA), profa. MSc. Renata Nobre (coordenadora do Simpósio), prof. Dr. Allison Leão (coordenador do curso de Letras/Manaus) e profa. Dra. Eglê Wanzeler (diretora da Escola Normal Superior - ENS).


O pontapé inicial das atividades do Simpósio foi dado pela profa. Dra. Claudiana Narzetti que em seu minicurso “Práticas de escrita na sala de aula” destacou a artificialidade com que a escrita é tratada no ambiente escolar, a atribuição do aluno como não-sujeito (perda da subjetividade do discente e em seu lugar o discurso escolar) e enfatizou entre as ações que o professor deve adotar, a de estabelecer uma finalidade ao texto produzido pelo aluno e que, ao invés de buscar o “deslizes gramaticais”, deveria preocupar-se em apontar melhorias na organização das ideias e pensamentos.
Profa. Dra. Claudiana Narzetti durante seu minicurso

Na noite do dia 18, ocorreu a mesa-redonda cuja proposta era o debate acerca da formação dos professores. Os palestrantes apresentaram relatos de experiência. O professor Dr. Allison Leão destacou a importância da formação contínua e ressaltou a contribuição do PARFOR, programa em que o professor da rede pública, que não possua formação no nível superior ou deseja ter outra, pode graduar-se em uma licenciatura. A professora Juciane Cavalheiro, por sua vez, compartilhou os resultados de atividades como o diário de leitura, realizada na disciplina Teoria e Prática da Leitura, e ainda apresentou o “Samba Lê Ler”, projeto de extensão que ocorre em parceira com a escola de samba “Morro da Liberdade”. Por fim, a professora MSc. Jeiviane Justiniano apresentou aos participantes a primeira fase do “Novos Talentos”, projeto também de extensão em que os graduandos atuaram como professores aplicando oficinas de leitura e escrita sobre fábula a alunos de uma escola da rede pública.  

Da esquerda para a direita: profa. MSc Jeiviane Justiniano, prof. Dr. Allison Leão e profa. Dra. Juciane Cavalheiro.
Na última manhã do evento, a palestra da profa. Luzmara Curcino (UFSCar) sobre práticas de escrita chamou a atenção dos participantes. 



A palestrante discorreu a respeito dos discursos midiáticos no ambiente escolar. Confira no vídeo abaixo:



As marcas deixadas pelo Simpósio:

Alguns participantes compartilharam suas percepções sobre o evento com o nosso blog. Confira:

A pibidiana, Jéssyca Bruna dos Santos, aluna do 3º período de Letras, destacou a importância de participar de um evento como esse: "Adorei o Simpósio. Cumpriu o que foi proposto. Em minha opinião, ele acrescentou muito a não só a minha formação como a de todos que estavam lá. Me fez refletir muito sobre a escolha que farei dos textos para utilizar em sala de aula, apesar de não concordar muito com alguns pontos do segundo minicurso, como o evidente preconceito com alguns livros. É claro que existem diferenças em relação à contribuição de um livro e outro, porém acho que todo o livro tem algo que possa ser aproveitado de algum modo. No geral, ótimo evento".

Jéssyca Bruna, primeira à esquerda, e atrás dela Rosemara Arival. 


Pibidiana e da mesma turma de Jéssyca, Rosemara Arival comentou sobre o Simpósio: "Gostei muito também! q bom q estamos sendo bem direcionados. A participação e principalmente a contribuição de renomados profissionais para a nossa graduação. Procurei aproveitar cada minuto. Obrigada, professora. Renata e “companhia” por nos conceder um conhecimento muito precioso desse leque que é enorme".


Juliana Leite, pibidiana e aluna do 7º período, mostrou-se satisfeita com o Simpósio: "Também adorei! Foi simplesmente maravilhoso poder contar com as contribuições dos professores. Quem não foi perdeu uma ótima oportunidade de refletir sobre a leitura e a escrita, tanto pessoais, enquanto alunos, quanto no papel de futuros professores que deverão orientar seus alunos no desenvolvimento dessas práticas. Parabéns mais uma vez a toda a equipe que promoveu o simpósio!"


Em breve, será a vez dos pibidianos promoverem o seu próprio evento. O encontro do Pibid acontecerá nos próximos meses. Preparem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário