quinta-feira, 2 de maio de 2013

Oficinas de artigo de opinião


As oficinas sobre o gênero textual artigo de opinião foram elaboradas tendo como base o livro Pontos de vista de Heloísa Amaral e Eliana Gagliardi.
Na primeira oficina, foi apresentado aos alunos o que é um artigo de opinião (em que se utilizou como exemplo o texto “Sou contra a redução da maioridade penal” de Renato Roseno), suas características, quem comumente o escreve, a relação de uma questão polêmica com esse gênero textual. Posteriormente ocorreu um diálogo para a análise do texto lido e, ao final dessa oficina, foi feito um debate sobre a maioridade penal.
Na segunda oficina, apresentou-se a diferença entre artigo de opinião e notícia, os elementos fundamentais para a produção desse gênero, como, por exemplo, a questão polêmica, o posicionamento (contra ou a favor), a argumentação, a contestação e a conclusão. E, por fim, foram explorados também os tipos de argumentos (de autoridade, de exemplificação, de provas, de princípio ou crença pessoal e de causa e consequência) que podem ser utilizados na produção de um artigo de opinião.


Na terceira oficina, foram retomados a questão polêmica, a posição e os argumentos. Além disso, trabalharam-se, através de exposição de argumentos, algumas questões polêmicas com os discentes. Umas eram voltadas para o ambiente escolar e outras voltadas para a sociedade em geral.

Na quarta oficina, foram trabalhados os elementos articuladores, em que foram expostos os seus usos e seus respectivos exemplos. Em seguida, os discentes fizeram uma atividade dinâmica em grupo sobre o uso adequado dos conectivos. Nessa atividade, os alunos receberam algumas frases divididas em três partes, em uma delas estava o elemento articulador (elas estavam misturadas). Os alunos tinham de verificar qual seria a melhor maneira de completá-las. No final, foi feita a correção exposta por meio do datashow.

Na quinta oficina, identificaram-se as vozes, ou seja, as diferentes informações e/ou posições a respeito de um assunto com as quais o articulista interage no texto.

Na sexta oficina, os alunos produziram um artigo de opinião. Cada um escolheu a questão polêmica para a produção do texto.


            Na sétima oficina, houve a revisão de tudo que foi abordado nas oficinas anteriores.




Na oitava oficina, os alunos realizaram a refacção do texto que produziram. Esse processo aconteceu depois da devida correção dos textos e da conversa com cada aluno a respeito do que precisava ser melhorado na produção textual.


É importante destacar que, ao final das oficinas sobre o gênero textual em questão, foi feita a premiação dos três melhores artigos de opinião produzidos pelos alunos.


Pibidianos que fizeram parte desta oficina


Nenhum comentário:

Postar um comentário