As
oficinas sobre o gênero textual artigo de opinião foram elaboradas tendo como
base o livro Pontos de vista de Heloísa
Amaral e Eliana Gagliardi.
Na
primeira oficina, foi apresentado aos alunos o que é um artigo de opinião (em
que se utilizou como exemplo o texto “Sou contra a redução da maioridade penal”
de Renato Roseno), suas características, quem comumente o escreve, a relação de
uma questão polêmica com esse gênero textual. Posteriormente ocorreu um diálogo
para a análise do texto lido e, ao final dessa oficina, foi feito um debate
sobre a maioridade penal.
Na
segunda oficina, apresentou-se a diferença entre artigo de opinião e notícia,
os elementos fundamentais para a produção desse gênero, como, por exemplo, a
questão polêmica, o posicionamento (contra ou a favor), a argumentação, a
contestação e a conclusão. E, por fim, foram explorados também os tipos de
argumentos (de autoridade, de exemplificação, de provas, de princípio ou crença
pessoal e de causa e consequência) que podem ser utilizados na produção de um
artigo de opinião.
Na
terceira oficina, foram retomados a questão polêmica, a posição e os
argumentos. Além disso, trabalharam-se, através de exposição de argumentos, algumas
questões polêmicas com os discentes. Umas eram voltadas para o ambiente escolar
e outras voltadas para a sociedade em geral.
Na quarta oficina, foram trabalhados os
elementos articuladores, em que foram expostos os seus usos e seus respectivos
exemplos. Em seguida, os discentes fizeram uma atividade dinâmica em grupo
sobre o uso adequado dos conectivos. Nessa atividade, os alunos receberam
algumas frases divididas em três partes, em uma delas estava o elemento
articulador (elas estavam misturadas). Os alunos tinham de verificar qual seria
a melhor maneira de completá-las. No final, foi feita a correção exposta por
meio do datashow.
Na quinta oficina, identificaram-se as
vozes, ou seja, as diferentes informações e/ou posições a respeito de um
assunto com as quais o articulista interage no texto.
Na sexta oficina, os alunos produziram
um artigo de opinião. Cada um escolheu a questão polêmica para a produção do
texto.
Na sétima oficina, houve a revisão
de tudo que foi abordado nas oficinas anteriores.
Na oitava oficina, os alunos realizaram
a refacção do texto que produziram. Esse processo aconteceu depois da devida
correção dos textos e da conversa com cada aluno a respeito do que precisava
ser melhorado na produção textual.
É importante destacar que, ao final das
oficinas sobre o gênero textual em questão, foi feita a premiação dos três
melhores artigos de opinião produzidos pelos alunos.
Pibidianos que fizeram parte desta oficina |
Nenhum comentário:
Postar um comentário