sexta-feira, 16 de março de 2012

Linguagem, Oralidade e Escrita

Como diz Luís Fernando Veríssimo “(...) a linguagem, qualquer linguagem , é um meio de comunicação e que deve ser julgada exclusivamente como tal” (apud LUFT , 2001 , p.15 ) . Isto é, linguagem é uma forma de expressão verbalizada ou não, cujo efeito é o de comunicar ou informar sobre algo.

Outra definição para linguagem seria a de que ela é um sistema de signos, ou seja, é uma meio por onde se comunicam ideias, símbolos, sentimentos, sinais ou qualquer outra ação que esteja relacionado ao intuito de comunicar. O homem necessita da linguagem para a sua existência, todos os seus atos e consequências estão ligados de modo intrínseco com a linguagem. A linguagem é a legislação, a língua o código diz Barthes (1978, p.13)

As duas principais ramificações desse sistema, a linguagem oral e a escrita, possuem características peculiares e, de qualquer modo, sempre vão andar lado a lado. isto é, a escrita é um derivado da oralidade. Tanto numa quanto noutra, sua utilização vai depender do meio em que irão ser inseridas. Você não fala (linguagem oral) com seus amigos do mesmo modo que em uma entrevista de emprego. Você não escreve (linguagem escrita) uma carta para seu chefe do mesmo jeito que escreve para sua parceira (o). Concluindo, os níveis de linguagem e oralidade devem ser observados na hora do uso.

Na comunicação oral, temos a presença do outro, na mesma situação de interlocução, e podemos nos fazer entender não só com palavras, mas com variações da entonação, gestos, expressões faciais diz Graciema Therezo (2008, p.31)

  • Algumas caraterísticas da linguagem oral*: 

  1. Mais favorecida por elementos situacionais;
  2. Disponibilidade de recursos de entonação;
  3. Há repetição de palavras;

No caso da escrita, é preciso pensar que só recorremos a ela quando o interlocutor não está próximo, não existe simultaneidade entre a fala e a escuta, por isso há que haver suficiência de dados, para que ele possa compreender nossa mensagem em sua totalidade diz   Graciema Therezo (2008, p.31)

  •   Algumas caraterísticas da linguagem escrita*: 
  1. Menos favorecida por elementos situacionais;
  2. As palavras são separadas em vocábulos;
  3. A modalidade escrita é conservadora;




*características retiradas do livro de Graciema Therezo


referências bibliográficas:

THEREZO, Graciema Pires. Redação e leitura para universitários. 2 ª edição, 2008. editora Alineia, p. 31-54;

BARTES, Roland. Aula (Aula inaugural da cadeira de semiologia literária do colégio da França, em 7 de jan. de 1977). Trad. Leyla Perrone-Moisés 17ª edição, São Paulo, 2010. editora Cultrix.

LUFT, Celso Pedro. Língua e Liberdade. São Paulo: Ática. 6ª edição. 1998.





Nenhum comentário:

Postar um comentário