quarta-feira, 11 de maio de 2011

1º Concurso de Poesia da E. E. Solon de Lucena (Matutino)

1º Concurso de Poesia da E. E. Solon de Lucena ocorreu no dia 21 de março das 8h às 11h na manhã de uma quarta-feira. A solenidade constou de uma exposição do Prof. Otávio Rios sobre "Poesia e Mundo", homenagem a Vinícius de Moraes, uma apresentação musical realizada pelos alunos do 3º ano e a premição das seis melhores poesias seguido de um coquetel. Abaixo estão as seis poesias vencedoras: 

Não sei

Talvez você tenha sido apenas alguém
Que me fez rir e chorar além do esperado
Marcas foram gravadas
Algumas de pura felicidade e outras de muita dor
Eu te amei; você me amou.
Mas um dia tudo acabou
A vida em função de você não parou
E tão de repente, de surpresa, você procurou-me
Estou tão duvidosa
Não sei se te amo ou odeio
Se te quero ou desprezo
E como sempre você não desiste
Mesmo que eu diga Não
Você sempre insiste
O fato de você não desistir das coisas tão fácil,
Faz-me te admirar
Mas, quando lembro de alguns momentos
Fico a te odiar
Tantas histórias, aventuras...
Foram jogadas para o ar?! Nada valeu a pena?!
É provável que sim, ou , talvez não.
Momentos únicos, que não vão voltar.
Sinto saudades
Histórias que só nós sabemos
Brigas tão bobas que tivemos
Carinho, doçura e amor;
Você me ensinou
A dar valor a tudo
Quantas lágrimas derramadas
Milhares de risos e sorrisos que só faziam sentir-me bem
Tantas noites que passamos em claro
Apenas para conversarmos
Sem ninguém a perturbar
Presentes, os melhores possíveis.
Que só a mim você tinha para dar
Mas eu não sei se ainda posso te amar
É tudo tão complicado
Sinto dor e alegria
Tenho uma mágoa a curar
Não sei de que forma, mas um dia ela vai sarar.
E você, sempre aqui insistindo.
Já disse: não sei se te amo ou te desprezo
Dou um abraço ou ignoro
Sorrio ou choro
Nossas vidas tão diferentes
Lembranças em nossas mentes
Que nem ao admirar a natureza consigo esquecer
Eu me questiono, por que você veio aparecer?
Sua amizade é tão valiosa, ela basta
Não quero perder
Prefiro que nada aconteça além dessa linda amizade
Mas me pego no subconsciente
Pensando em você e mais ninguém
Adjetivos que você a mim atribuía
Mas quando tudo acabou você falava pra outra também
E eu pensava que só a mim você dizia
Tão boba, ingênua e você tão sagaz
Será que todo esse amor foi realmente verdade?
A raiva, a dor; estou convicta de que sim.
É tudo tão duvidoso, tão incerto.
Que me fazem pensar se foi ou não, bom
Sei que algo ali era verdadeiro
Estou muito machucada
Não sei
Por favor, não me questione o que não me faça bem.
Não peça explicações, não vá aos limites.
Não piores as coisas, boas já não estão mais.
Esse sentimento de dúvida que não quer ir embora
Passaria horas me questionando sobre nós
Mas prefiro não fazer isto
Pode não ser bom e vamos sofrer
Peço-lhe, não me perguntes o que sinto por ti
Porque de uma forma tão inexplicável, sem entender.
Não sei.   

CATIVANDO SENTIMENTOS
Meus sentimentos confusos
Agonia meu coração
Recordando os pensamentos
Com incerteza e emoção
E na espera de algo novo
Lá vem minha grande inspiração
Antes de escrever o que sinto, devo  escrever de coração

Bobagens ditas em meu dia-a-dia
Estas não são pura ironia
Lembranças dos amores do qual vivi
Estes sim, eu realmente sofri 
Zangar na vida é andar à toa
Agora eu sei que o amor também magoa

Desde criança, como uma flor eu cresci
E com a poesia logo convivi

Cativando sentimentos aqui estou
Alguns instantes depois lá vem o beija- flor
Sonhos...  sentimentos...emoções e aventuras em busca eu vou
Trazendo comigo o meu grande amor.
Recordando minh’alma de sonhar-te anda perdida
Ouça: “pois que tu és toda minha vida”.

Sentimento Escasso
Há momentos em que eu quero amar.
Amar te amar, te sentir, te beijar...
Amar ser amado
Há momentos em que quero esquecer.
Esquecer o amor, esquecer você,
Oh, simplesmente esquecer; eu fora enganado!

Há momentos em que quero morrer,
Morrer sem esquecer,
Morrer mal amado e apaixonado.
Oh, mas que amarga imaginação!
Quero eu morrer de desilusão?

Há momentos em que quero perdoar.
Perdoar-te uma só vez, amar-te quantas vezes precisar.
Perdoar-te minha bela amada,
E não morrer de amor nem triste decepção!
Quero  morrer nos teus braços e contentar-me com sua doce ilusão.

Saudades de Meu Amor
Em melancolias
Passam-se noites e dias.
A cada instante
Vejo sua imagem constante.

Em meus pensamentos
Clareio sua ausência.
Em meus pensamentos
Eu tenho a sua essência.

No meu olhar é difícil de esconder
Que nele só há você.
E a cada amanhecer
Espero encontrar você.

O amor que vem de repente
Num dia inocente.
Para seu rumo um dia
Meu coração e guia.

O TEMPO, AS PESSOAS E OS SENTIMENTOS
Depois de um tempo você percebe,
Você percebe que por maior que seja seu problema,
Sempre haverá um bem pior.
Você vai perceber que nem todos os sonhos,
Assim como as ambições, poderão se realizar.
Depois de um tempo você percebe,
Você percebe que as promessas são como alianças,
Alianças que as pessoas quebram.
Você percebe que seus sentimentos são como flores,
Flores que as pessoas pisam.
Depois de um tempo percebe,
Que por mais triste que você esteja,
O mundo não vai parar pra te consolar
Você percebe que as pessoas, na sua maioria,
Vão te procurar só nos momentos difíceis.

TRISTEZAS DE VIVER
O ódio corrompeu meu coração
Eu só deveria ter uma razão
Mas a vida é assim sem noção
Em que a sociedade convive sem compaixão.
Só que  o mundo em que a sociedade convive
É mais escuro e negro do que minh’alma
Cheio de mágoas, máscaras, tristezas de viver
É assim que a vida tem que ser
Tristezas de viver ,é assim que o mundo há de ser
O que posso fazer?
A vida é cheio de surpresas
O que deve acontecer?
Se você é o grande culpado disso acontecer!
Só posso dizer tristezas de viver
O que vai acontecer?
A  vida tem inimigos, ele pode ser  você!

Trabalho Infantil
As crianças do Brasil
Sofrem no trabalho
infantil.

Devemos ajudar as crianças
Estudar, para o trabalho infantil
Não continuar.

Na escola elas devem ficar
Para o conhecimento na vida
aplicar

O governo dá a solução
Mas nem todos dão
Atenção
















Nenhum comentário:

Postar um comentário