quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa


O que é?
A oportunidade de os alunos das escolas públicas de todo o país descobrirem o poder que as palavras têm está chegando com a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o concurso tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vem estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornecendo subsídios e material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos. A idéia é que todos os alunos envolvidos se beneficiem, sendo ou não selecionados para concorrer.
Dessa forma, o projeto contribui para que escolas e professores revejam os métodos convencionais de ensino de escrita e passem a empregar métodos que mobilizem seus alunos para a produção e aperfeiçoamento de textos. Além disso, identifica, valoriza e divulga textos que mostrem a competência dos alunos da escola pública no uso da Língua Portuguesa.
Quem pode participar?
Podem participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro todos os alunos das 4ª e 5ª séries (E. F. 8 anos)/5º e 6º anos (E. F. 9 anos), 7ª e 8ª séries (E. F. 8 anos)/8º e 9º anos (E. F. 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio, de escolas públicas que se inscreverem. Se a sua escola não está inscrita, mas você se interessou em participar, converse com o seu professor.
Como participar
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é realizada em duas vertentes: o prêmio e a formação de professores. No período do prêmio, que ocorre nos anos pares, são organizadas oficinas de leitura e escrita, realizadas pelos professores e seus alunos com a utilização do material de apoio (kit de criação de texto). O kit é composto por três fascículos, cada um direcionando as atividades para o trabalho com um gênero textual específico.
Os interessados em participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro devem comunicar seus professores, que deverão preencher a ficha de inscrição. Os campos relativos à escola deverão ser preenchidos pelo diretor da instituição.
As fichas preenchidas em papel deverão ser assinadas pelo professor e pelo diretor da escola, destacadas, coladas e enviadas à Coordenação do Prêmio, por intermédio dos Correios. Não é necessário selar e as inscrições são gratuitas. Todos os campos da ficha de inscrição deverão ser preenchidos e deverá ser informado o código da escola (número do cadastro no Censo Escolar do Inep) e o CPF do professor.
O regulamento e a ficha de inscrição poderão ser obtidos nas agências do Banco Itaú, nas sedes das Undimes estaduais (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) ou pela internet (clique aqui). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 771 9310.
As inscrições podem ser feitas no período de 19 de fevereiro a 14 de abril de 2008. Não deixe para a última hora! Quanto mais rápido você encaminhar a inscrição, mais cedo receberá o material e haverá mais tempo para todos se prepararem.
Premiação
Os 500 alunos semifinalistas e seus professores ganham medalha de bronze e livros.
Os 150 alunos finalistas e seus professores ganham medalha de prata e aparelho de som portátil.
As 150 escolas finalistas e seus Municípios ganham uma placa comemorativa.
Os 15 alunos vencedores e seus professores ganham medalha de ouro, um microcomputador e uma impressora.
As 15 escolas vencedoras ganham laboratório de informática com 10 microcomputadores, uma impressora e livros para ampliação do acervo da biblioteca.
Os 15 Municípios vencedores ganham selo concedido pelo MEC.
Participação em atividades de formação e cultura para os semifinalistas.
Para os professores e alunos: viagem para capitais brasileiras.
Para os professores: oficinas para discussão da prática, troca de experiências e atividades culturais.
Para os alunos: oficinas de leitura e produção de texto e atividades culturais.
Regulamento
Resultado da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social (FIS), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro.
Com objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, o Programa Escrevendo o Futuro desenvolveu, de 2002 a 2007, ações de formação continuada para professores de 4ª e 5ª séries (E. F. 8 anos)/5º e 6º anos (E. F. 9 anos) da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.
Em 2008, em sua primeira edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro amplia a atuação do Programa Escrevendo o Futuro, passando a trabalhar também com professores e alunos das 7ª e 8ª séries (E. F. 8 anos)/8º e 9º anos (E. F. 9 anos) e com os 2º e 3º anos do Ensino Médio.
A Olimpíada acredita ser possível fazer da escrita na escola algo forte e interessante, algo tão intenso que possibilite que alunos e professores pensem mundos transformados pela força da palavra escrita. A Olimpíada busca resgatar o prazer do texto com sentido, com alma e emoção. Valorizando a interação das crianças e jovens com a realidade em que vivem, a Olimpíada adota o tema "O lugar onde vivo". Assim, para escrever os textos, o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre o seu lugar. E isso contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai além de um concurso: oferece propostas de formação dos educadores, seja nas orientações pedagógicas dos materiais, seja na participação em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

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